3ª reunião DN FOPROP revela avanços significativos da ciência e inovação no Brasil

Alguns registros da 3ª reunião DN FOPROP, realizada em 11 de abril, revelam os avanços significativos e debates intensos em prol da ciência e inovação no Brasil. No total, participaram do evento 91 pessoas, sendo 21 presencialmente e 70 on-line, além de 10 convidados.

Sob a liderança do presidente Charles Morphy, a reunião marcou o início da gestão 2024-2025 com um foco claro na preparação para a V CNCTI, explorando de maneira abrangente o tema crucial da “Inovação na pós-graduação”.

Durante o encontro, o novo diretor da DPB da CAPES, Luis Antônio Pessan, trouxe à tona questões essenciais sobre a distribuição das bolsas, buscando incessantemente um modelo mais justo e transparente.

Também houve debates sobre o modelo de concessão do PROAP e a viabilidade de integrar inteligência artificial, refletindo a busca constante por soluções inovadoras e eficazes no cenário acadêmico brasileiro.

Além disso, os painéis dedicados às Residências Tecnológicas e Inovação na pós-graduação apresentaram experiências inspiradoras e estratégias robustas para fortalecer a ciência e a pesquisa em nosso país.

Esses registros reiteram não apenas a dinâmica e profundidade dos debates na reunião, mas também o firme compromisso da FOPROP em promover a ciência, tecnologia e inovação como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e o progresso do conhecimento no Brasil.