O 40º Encontro Nacional de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha, e organizado pelas universidades mineiras.
O evento iniciou com a reunião do Diretório Nacional, apresentando o balanço do primeiro ano de gestão da Chapa “Ciência, Colaboração e Reconstrução”. No mesmo dia, ocorreram reuniões regionais e segmentadas entre federais, estaduais, comunitárias e privadas.
A sessão de abertura contou com a presença da presidenta da CAPES, Profa. Denise Pires de Carvalho, e do vice-reitor da UFMG, Prof. Alessandro Fernandes Moreira. A conferência de abertura foi ministrada pela Profa. Dalila Andrade de Oliveira (CNPq), abordando temas centrais para a pós-graduação.
Os dias seguintes incluíram três oficinas e cinco palestras que exploraram desigualdades regionais, de gênero e o papel das instituições no enfrentamento das assimetrias, além de debates sobre o Programa CAPES Global e políticas de financiamento.
Entre os destaques do evento, está a mudança do nome do FOPROP para Fórum Nacional de Pró-reitoras e Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação. A PUC Goiás foi escolhida como sede do próximo encontro, que será realizado em novembro de 2025.